Copyright ©2024 AE Dr. Alberto Iria
Com o apoio da Sites Sem Espinhas
Home » Agrupamento
Situado na Cidade de Olhão, no Distrito de Faro, o Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria deve a sua designação ao seu patrono, historiador e bibliotecário nascido em Olhão em 1909.
Olhão é sede de um concelho essencialmente litoral, localizando-se no Sotavento algarvio, a 9 km da capital de distrito, Faro. Com uma área aproximada de 130 km2, Olhão encontra-se distribuída por 5 freguesias: Olhão, Fuseta, Moncarapacho, Pechão e Quelfes. O município possui uma população de 44.639 habitantes (censos de 2021), dos quais 14.208 são residentes na freguesia de Olhão.
A zona litoral do concelho de Olhão integra-se no Parque Natural da Ria Formosa, uma das zonas húmidas de interesse mundial. A proximidade da ria costeira potencializou as atividades “tradicionais” da pesca e da indústria conserveira, apesar de, na última década, estas terem vindo a sofrer declínio económico com consequências sociais graves, nomeadamente o desemprego e carências nas condições de vida da população. O setor terciário foi-se desenvolvendo, valorizando-se o turismo. Contudo, alguns dos problemas sociais do concelho permanecem, estando relacionados com a pobreza e a exclusão social, problemáticas que se manifestam através do desemprego, da habitação, da educação, da saúde e do acesso a equipamentos e serviços. Neste contexto, o Município de Olhão tem vindo a desenvolver políticas sociais que promovem a conjugação de esforços e parcerias, visando um combate mais eficaz à pobreza e exclusão social.
O Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria constituiu-se em 2007 com a agregação de dois estabelecimentos escolares, a Escola Básica n.º 1 de Olhão e Jardim de Infância, onde é ministrada a Educação Pré-escolar e o 1.º ciclo, e a Escola Básica 2,3 Dr. Alberto Iria, onde são ministrados os 2.º e 3.º ciclos, e que dá o nome ao Agrupamento e onde se localiza a sua sede. Esta agregação resulta do relacionamento funcional e da articulação pedagógica que se vinha a consolidar de forma cada vez mais profícua entre as duas escolas desde o ano letivo de 1996/1997, aquando da implementação do Programa TEIP, pelo Ministério da Educação. As duas escolas encontram-se fisicamente separadas, distando cerca de 700 metros entre si.
NOTA: Dados relativos ao ano letivo 2022/23
A Escola Básica 2,3 Dr. Alberto Iria entrou em funcionamento no mês de setembro, em instalações provisórias, e designava-se Escola Preparatória e Secundária (C+S) de Olhão. Porém, no decorrer daquele primeiro ano, apenas funcionaram turmas do 5º ao 8º ano de escolaridade.
Foi inaugurada a Escola nas suas atuais instalações, abrangendo, desde então, todos os anos de escolaridade do 2º e 3º ciclos.
Através do Despacho 189/SERE/93 de 6 de janeiro de 1994, foi designado como Patrono da Escola, o Dr. Alberto Iria, passando esta a designar-se Escola Preparatória e Secundária (C+S) Dr. Alberto Iria de Olhão. O nome da Escola foi escolhido em homenagem ao Dr. Alberto Iria (1909-1992), ilustre olhanense que se distinguiu como historiador, escritor e bibliotecário, a nível nacional.
A Escola Preparatória e Secundária (C+S) Dr. Alberto Iria de Olhão e as Escolas Nº1 e Nº2 do 1º Ciclo funcionaram, em regime de experiência piloto, como Território Educativo de Intervenção Prioritária (designado por TEIP), o que se explica pelas características do meio envolvente, inicialmente apontadas, em que as 3 Escolas se encontravam inseridas.
Através do Despacho Conjunto 73/SEAE/SEEI/96, foi criado o Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP), com sede na Escola Básica 2,3 Dr. Alberto Iria, do qual fazem parte também as Escolas Básicas Nº1 e Nº2 do 1º Ciclo.
No mesmo ano, ao abrigo do Despacho nº22/SEEI/96 de 20 de abril, entrou em funcionamento na Escola-Sede a primeira turma de Currículos Alternativos.
As três Escolas continuaram a funcionar como TEIP, embora as duas Escolas do 1º Ciclo se tenham constituído com Agrupamento. Este foi dirigido por uma Comissão Executiva Instaladora.
Mantém-se em funcionamento o TEIP, englobando o Agrupamento de Escolas do 1º Ciclo (Nº1 e Nº2) e a Escola Básica 2,3 Dr. Alberto Iria.
Funcionou pela primeira vez a Unidade de Intervenção Especializada, que integrou alunos com necessidades educativas especiais.
Deu-se continuidade do projeto da Unidade de Intervenção Especializada que passou a denominar-se Unidade de Transição para a Vida Ativa.
Funcionaram pela primeira vez turmas de Cursos de Educação e Formação (designado por CEF), de Nível II Assistente/Empregado Comercial.
No ano letivo 2006/07 foi criado o Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria, que englobava a Escola Básica 2,3 Dr. Alberto Iria e a Escola Básica Nº1 de Olhão.
A Escola Básica da Ilha da Culatra passou a integrar o Agrupamento de Escola Dr. Alberto Iria.
Com o apoio da Sites Sem Espinhas