Praça Dr. Alberto Iria 8700-312 Olhão

alberto.iria@gmail.com

Aprendo a Ser Feliz

O Projeto “Aprendo a Ser Feliz”, no âmbito da temática bem-estar e saúde, é vocacionado para os alunos do ensino básico (2º ciclo), e enquadra-se numa missão dupla preconizada no Projeto Educativo do Agrupamento, que é “Formar cidadãos” e “Promover o bem-estar”.

Este é um projeto em que nós acreditamos! Alimenta-se do ideal de contribuir para que os alunos cresçam em todos os seus potenciais, despertem os seus talentos e exerçam a sua cidadania com plenitude e consciência.

O recurso ao projeto, como atuação pedagógica, tem sido uma oportunidade para os alunos terem dias mais felizes, ao se tornarem emocionalmente mais inteligentes; desenvolverem as suas aprendizagens socioemocionais em contexto escolar, decorrendo daqui um evidente aumento de bem-estar pessoal, emocional e social, bem como uma diminuição de indisciplina e de desmotivação, contribuindo para o sucesso escolar dos alunos.

O projeto materializa-se num conjunto de atividades e dinâmicas, de educação emocional, em contextos multidisciplinares de aprendizagem, focadas em duas dimensões: em si próprio, nas suas capacidades e forças [Autoconhecimento emocional (identificação, reconhecimento e regulação emocional)] e, numa segunda dimensão, no “Outro”, em particular a competência da empatia.

Os ambientes de aprendizagem baseiam-se em atividades lúdico-pedagógicas interdisciplinares e dinâmicas práticas, vivenciais, com um elevado compromisso ao nível da comunicação inclusiva, da colaboração, da partilha e do trabalho de equipa.

Os temas trabalhados este ano letivo 2022-2023 foram: “À descoberta… de mim e dos outros “e Crescer em emoções, é tão importante como crescer em tamanho”.

Do nosso projeto resultaram muitas aprendizagens significativas, muitas partilhas, muitos sorrisos, abraços, emoções, sonhos e muito afeto!