Copyright ©2024 AE Dr. Alberto Iria
Com o apoio da Sites Sem Espinhas
Home » Atividades » Escola Azul
Pretende-se com este projeto organizar e disponibilizar informação simplificada sobre as principais espécies de peixe consumidas e capturadas em Portugal, de modo a possibilitar um consumo de pescado informado da parte dos consumidores.
Este projeto também pretende promover o consumo de Aquicultura e conservas de peixes, escolhas saudáveis e inteligentes para o consumo de pescado.
O projeto abordará o património marinho com o objetivo de preservar os mares, recursos, ecossistemas, costas e suas funções, estando ciente das ameaças, de forma a mitigá-las em cooperação com os diversos atores envolvidos no projeto. Por fim, este património marinho está associado a uma história da qual as jovens gerações devem aprender para não repetir os seus erros e construir um futuro melhor.
Tem como objetivo proporcionar um quadro educacional para que os alunos se tornem eco cidadãos unidos e envolvidos no seu futuro e na proteção do meio ambiente marinho.
As áreas a desenvolver neste projeto podem levar-nos não só a implementar alguns dos eixos do Projeto Educativo, mas também a alargar a rede de parcerias a nível nacional (com entidades ligadas ao mar e/ou educação que apoiem as escolas azuis a encarar o mar sob diferentes perspetivas).
Os alunos abordarão tópicos relacionados ao Oceano como fonte de alimento do planeta.
A participação dos alunos no projeto será baseada nos princípios da Educação de Aprendizagem Baseada em Projetos: Eles trabalharão em grupos para vivenciar e explorar problemas, questões e desafios relevantes do mundo real, criando apresentações e produtos para compartilhar o que aprenderam. Realizarão as atividades e comunicarão entre si usando todos os tipos de ferramentas de TIC. Poderão interagir entre si e entrar em contato com diferentes realidades da sua localidade.
O projeto irá promover uma atitude positiva em relação à criatividade, permitindo que os alunos se envolvam ativamente no processo de aprendizagem, encorajando-os a compreender o seu ecossistema local, bem como a realidade de outras localidades a nível nacional. Também irá desenvolver a consciência dos alunos sobre a exploração sustentável dos recursos pesqueiros em todas as suas vertentes, ecológica, social e económica, tendo em vista a conservação dos ecossistemas marinhos e também o desenvolvimento das comunidades ligadas a esta atividade.
Este projeto pretende:
Este projeto pretende explorar a influência do oceano em nós e a nossa influência no oceano. Tem como objetivo estimular os alunos a atuar, intervir, decidir e a interagir com a comunidade em que se encontram e o setor do mar, reforçando a importância do conceito de “literacia do oceano”. Pretende que os alunos se tornem cidadãos capazes de tomar decisões responsáveis e atitudes ponderadas em relação aos mares e os seus recursos, contribuindo para um desenvolvimento equilibrado.
Pretendemos criar gerações amigas do oceano que saibam identificar os principais problemas que afetam os Oceanos e a importância do conhecimento científico na gestão sustentável dos recursos marinhos (Objetivo 14 – Proteger a Vida Marinha) dando a conhecer as profissões associadas ao mar desde a biologia marinha, à indústria naval, à marinha de guerra.
Iremos interagir com uma rede de parceiros locais, nomeadamente o IPMA; PNRF; Centros de Ciência Viva de Tavira e Lagos; Marinha Portuguesa; Câmara Municipal de Olhão; Associação de Pais; Universidade do Algarve e a nível nacional com a Rede de Escolas UNESCO.
Com o apoio da Sites Sem Espinhas