Copyright ©2025 AE Dr. Alberto Iria
Com o apoio da Sites Sem Espinhas
Home » Atividades » eTwinning
Este projeto disponibiliza uma plataforma para que os profissionais da educação (educadores de infancia, professores, diretores, bibliotecários) que trabalham em escolas dos países europeus envolvidos, possam comunicar, colaborar, desenvolver projetos e partilhar; em suma, sentir-se, e efetivamente ser, parte da mais estimulante comunidade de aprendizagem na Europa. eTwinning é co-financiado pelo Erasmus+, um programa Europeu no domínio da Educação, Formação, Juventude e Desporto.
Celebrações, festivais e festas são uma parte muito importante de nossas vidas; as crianças podem melhorar sua vida social e relacionamentos, mesmo durante os aniversários.
É por isso que começaremos por descrever as suas festas de aniversário, logo no início do projeto. Os alunos irão explorar outros festivais e festividades e descobrir diferentes costumes e tradições.
Estas tarefas irão ajudá-los a melhorar a sua consciência e expressão cultural. Vão partilhar informação sobre o seu festival preferido e discuti-lo usando diferentes ferramentas web e o fórum no TwinSpace.
Finalmente, eles trabalharão juntos em grupos internacionais para planear a sua festa final, online.
Esperamos que os alunos usem ferramentas digitais, colaborem com outros alunos em aulas internacionais e melhorem a sua motivação para aprender inglês.
O consumo sustentável de pescado foi o tema escolhido para o projeto Seafishient, com o objetivo de contribuir para a mudança de atitudes e comportamentos em busca de padrões de consumo mais solidários, socialmente mais justos e ambientalmente sustentáveis.
Queremos que este projeto mude a forma como os consumidores consomem peixe, ou seja, quando compram ou consomem no restaurante, pensem que é necessário recuperar as unidades de pescado sob pressão e precisamos pensar na sustentabilidade do nosso oceano. Os investigadores estão cada vez mais alerta para a necessidade de garantir a sustentabilidade dos ecossistemas marinhos, a gestão das unidades populacionais de peixes e a preocupação em como continuamos a alimentar-nos com peixe sem condicionar as gerações futuras.
Este projeto foi convidado para representar a Network of European Schools no European Maritime Day que decorreu nos dia 19 e 20 de maio de 2022 em Ravena, fazendo parte da plenary session Ocean Literacy Summit Plenary Session 1: Algae: (re-)discovering food from the Ocean, por pretender promover o consumo de Aquacultura, Algas e Conservas de peixe que são escolhas saudáveis e inteligentes para o consumo de peixe.
Este é um projeto sobre a influência do Oceano em nós e a nossa influência no Oceano. O projeto visa envolver os alunos em ações com foco na Poluição dos Oceanos: Causas e Consequências e Possíveis Soluções. Os alunos compartilharão as suas descobertas por meio de trocas virtuais no Skype ou Zoom. Também foram abordados alguns Objetivos da Agenda 2030, especialmente o Objetivo 14.
As atividades propostas neste projeto visam desenvolver a consciência dos alunos, Pensamento Crítico; Comunicação; Colaboração e Criatividade, incentivando-os a agir para tornar o mundo um lugar mais Verde e Saudável
Após a identificação de um problema foram feitas pesquisas sobre: Literacia do Oceano; Poluição do Oceano; Problema Local com o qual os alunos se sintam relacionados (do Local ao Global); Alterações Climáticas e Aumento do Nível do Mar (causas e efeitos das mudanças climáticas ou aquecimento global, incluindo sugestões de soluções); Biodiversidade e Habitats.
A Curta Animação “The Not Perfect World” feita por três alunas conta a história de uma Velha Senhora que se depara com a Cruel Realidade da Poluição de sua praia favorita. Esta animação foi premiada com o 1º prémio no Concurso Internacional “I Live by the Sea” na categoria dos 13-15 anos.
A Banda Desenhada “Hank the Crab talks about Ria Formosa’s Pollution” criada por um aluno foi premiada com 1º Prémio do 3º Ciclo do Concurso Água Jovem 2021
O Projeto assenta no acrónimo BFF que pode significar “Best Friends Forever” mas que neste caso concreto também significa “Books, Films and Friends”. O nosso mundo está a atravessar momentos difíceis, os nossos filhos estão a lidar com acontecimentos difíceis. Como professores de inglês, quisemos apoiar os nossos alunos, reuni-los com alunos de diferentes países e culturas, compartilhar valores culturais e garantir que nossos alunos pudessem passar um tempo proveitoso. Com este projeto, procurou reforçar-se a competência comunicativa, estimular a partilha de relações interpessoais positivas e o espírito crítico, incrementando a autoconfiança, através da produção de tarefas que envolvessem os alunos de acordo com os seus interesses e motivações. Os alunos trabalharam essencialmente sobre três conteúdos: O livro “O Principezinho”, o filme “Spiderman Homecoming” e a amizade que pode unir pessoas de culturas, religiões, raças e estratos sociais completamente diferentes.
Parceiros:
Portugal; Roménia; Turquia; Itália; República Checa; Azerbaijão e Espanha
O objetivo do projeto é melhorar as competências dos alunos em inglês, proporcionar interesse em aprender inglês e mostrar-lhes que não há barreiras na comunicação. O nosso objetivo é incentivar os alunos a participarem no processo de aprendizagem em inglês. Os alunos usarão o inglês em diversas situações com o auxílio da tecnologia da informação e, assim, melhorarão suas competências de comunicação e TIC. Eles vão conversar, realizar videoconferências, gravar vídeos, criar materiais de aprendizagem, logotipos, pósteres, blogs, jogos online e questionários, bem como estudar com equipas transnacionais de alunos.
Objetivos:
Parceiros:
Espanha; Itália; Portugal; República Checa; Roménia; Turquia.
O nosso clima está a mudar!
O principal objetivo do projeto é conhecer o Objetivo Global 13:
Faz a diferença e faz parte da Ação Climática.
Com o apoio da Sites Sem Espinhas