Localização

Praça Dr. Alberto Iria 8700-312 Olhão

Telefone

+351 289 710 670

Email

alberto.iria@gmail.com

eTwinning

eTwinning

Este projeto disponibiliza uma plataforma para que os profissionais da educação (educadores de infancia, professores, diretores, bibliotecários) que trabalham em escolas dos países europeus envolvidos, possam comunicar, colaborar, desenvolver projetos e partilhar; em suma, sentir-se, e efetivamente ser, parte da mais estimulante comunidade de aprendizagem na Europa. eTwinning é co-financiado pelo Erasmus+, um programa Europeu no domínio da Educação, Formação, Juventude e Desporto.

Projetos relacionados

Seafishient

O consumo sustentável de pescado foi o tema escolhido para o projeto Seafishient, com o objetivo de contribuir para a mudança de atitudes e comportamentos em busca de padrões de consumo mais solidários, socialmente mais justos e ambientalmente sustentáveis.

Queremos que este projeto mude a forma como os consumidores consomem peixe, ou seja, quando compram ou consomem no restaurante, pensem que é necessário recuperar as unidades de pescado sob pressão e precisamos pensar na sustentabilidade do nosso oceano. Os investigadores estão cada vez mais alerta para a necessidade de garantir a sustentabilidade dos ecossistemas marinhos, a gestão das unidades populacionais de peixes e a preocupação em como continuamos a alimentar-nos com peixe sem condicionar as gerações futuras.

Este projeto foi convidado para representar a Network of European Schools no European Maritime Day que decorreu nos dia 19 e 20 de maio de 2022 em Ravena, fazendo parte da plenary session Ocean Literacy Summit Plenary Session 1: Algae: (re-)discovering food from the Ocean, por  pretender promover o consumo de Aquacultura, Algas e Conservas de peixe que são escolhas saudáveis e inteligentes para o consumo de peixe.

 

Be Ocean Wise

Este é um projeto sobre a influência do Oceano em nós e a nossa influência no Oceano. O projeto visa envolver os alunos em ações com foco na Poluição dos Oceanos: Causas e Consequências e Possíveis Soluções. Os alunos compartilharão as suas descobertas por meio de trocas virtuais no Skype ou Zoom. Também foram  abordados alguns Objetivos da Agenda 2030, especialmente o Objetivo 14.

As atividades propostas neste projeto visam desenvolver a consciência dos alunos, Pensamento Crítico; Comunicação; Colaboração e Criatividade, incentivando-os a agir para tornar o mundo um lugar mais Verde e Saudável

Após a identificação de um problema foram feitas pesquisas sobre: Literacia do Oceano; Poluição do Oceano; Problema Local com o qual os alunos se sintam relacionados (do Local ao Global); Alterações Climáticas e Aumento do Nível do Mar (causas e efeitos das mudanças climáticas ou aquecimento global, incluindo sugestões de soluções); Biodiversidade e Habitats.

A Curta Animação “The Not Perfect World” feita por três alunas conta a história de uma Velha Senhora que se depara com a Cruel Realidade da Poluição de sua praia favorita. Esta animação foi premiada com o 1º prémio no Concurso Internacional “I Live by the Sea” na categoria dos 13-15 anos. 

A Banda Desenhada “Hank the Crab talks about Ria Formosa’s Pollution” criada por um aluno foi premiada com 1º Prémio do 3º Ciclo do Concurso Água Jovem 2021

BFF

O Projeto assenta no acrónimo BFF que pode significar “Best Friends Forever” mas que neste caso concreto também significa “Books, Films and Friends”. O nosso mundo está a atravessar momentos difíceis, os nossos filhos estão a lidar com acontecimentos difíceis. Como professores de inglês, quisemos apoiar os nossos alunos, reuni-los com alunos de diferentes países e culturas, compartilhar valores culturais e garantir que nossos alunos pudessem passar um tempo proveitoso. Com este projeto, procurou reforçar-se a competência comunicativa, estimular a partilha de relações interpessoais positivas e o espírito crítico, incrementando a autoconfiança, através da produção de tarefas que envolvessem os alunos de acordo com os seus interesses e motivações. Os alunos trabalharam essencialmente sobre três conteúdos: O livro “O Principezinho”, o filme “Spiderman Homecoming” e a amizade que pode unir pessoas de culturas, religiões, raças e estratos sociais completamente diferentes. 

 

Parceiros:

Portugal; Roménia; Turquia; Itália; República Checa; Azerbaijão e Espanha

Coming Soon

O objetivo do projeto é melhorar as competências dos alunos em inglês, proporcionar interesse em aprender inglês e mostrar-lhes que não há barreiras na comunicação. O nosso objetivo é incentivar os alunos a participarem no processo de aprendizagem em inglês. Os alunos usarão o inglês em diversas situações com o auxílio da tecnologia da informação e, assim, melhorarão suas competências de comunicação e TIC. Eles vão conversar, realizar videoconferências, gravar vídeos, criar materiais de aprendizagem, logotipos, pósteres, blogs, jogos online e questionários, bem como estudar com equipas transnacionais de alunos.

 

Objetivos:

  • Melhorar todas as competências comunicativas dos alunos em inglês;
  • Ampliar o vocabulário dos alunos;
  • Oferecer aos alunos um meio de aprendizagem cooperativa;
  • Desenvolver as competências digitais dos alunos;
  • Utilizar aplicações inovadoras, técnicas de ensino e ferramentas Web 2.0;
  • Melhorar o ensino e aprendizagem cooperativos integrando tecnologia e ferramentas Web 2.0;
  • Promover uma aprendizagem centrada no aluno;
  • Tornar usuários competentes da ferramenta TIC na educação de forma positiva;
  • Desenvolver a autoconfiança e a criatividade dos alunos;
  • Aumentar a motivação para a disciplina de inglês;
  • Dar aos alunos a oportunidade de conhecer diferentes cidades, culturas e escolas e fazer novos amigos;
  • Tornar o inglês divertido.

 

Parceiros:

Espanha; Itália; Portugal; República Checa; Roménia; Turquia.

SOS Schools of Success

Climate Change: From Local to Global

O nosso clima está a mudar!

O principal objetivo do projeto é conhecer o Objetivo Global 13: 

  • Tomar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e os seus impactos. Estão a afetar não apenas as comunidades, mas todos os países em todos os continentes. Testemunhamos mudanças climáticas extremas que levam a catástrofes naturais e crises ambientais, graves problemas de saúde pública em todo o mundo, desertificação e seca, deixando milhões de crianças à fome e à morte. Os alunos serão incentivados a usar as suas habilidades de pensamento crítico e raciocínio.

 

Faz a diferença e faz parte da Ação Climática.