Nos dias 24 e 31 de outubro de 2024, realizaram-se duas sessões destinadas aos alunos do 1.º ciclo (4º ano). Os alunos deslocaram-se à escola sede do Agrupamento para escutarem a história “O dia em que a Marta escutou a raiva”, de Elisabete Neves, contada pela autora e dinamizadora do projeto, a professora Sandra Correia.
Dando continuidade ao trabalho, iniciado no ano letivo passado, os alunos aprenderam algumas estratégias para lidar com a raiva, através da leitura do conto. Os alunos puderam fazer o paralelismo entre a raiva sentida pela personagem principal e a reação que os próprios têm em situações similares às descritas. Tomaram consciência dos sentimentos que a emoção da raiva faz ativar tanto em quem a tem, quanto em quem é alvo dela. Perceberam, assim, que as suas palavras e ações têm impacto emocional em si, nos outros e no mundo! Após a leitura do conto “O dia em que a Marta escutou a raiva”, os alunos foram desafiados para, em pequenos grupos, identificarem as reações/estratégias corretas que devem ter quando sentem os sinais da raiva no corpo, aprendendo a autorregular-se.
Acreditamos que, com a aprendizagem destas estratégias, não só aprendemos a dominar a raiva e os seus efeitos menos positivos, como também conseguimos ser mais saudáveis e felizes.
Podemos encontrar um vislumbre do trabalho desenvolvido no vídeo abaixo: