Copyright ©2025 AE Dr. Alberto Iria
Com o apoio da Sites Sem Espinhas
Home » Atividades » Tempo de Silêncio
Com início em 1999 neste agrupamento, o projeto Tempo de Silêncio foi pioneiro no sistema educativo público europeu. Esta abordagem inovadora visa promover a Educação Inclusiva e a Cultura da Paz através da prática diária da técnica da Meditação Transcendental em contexto de sala de aula (dois momentos diários).
A promoção do bem-estar, segundo diversos autores e instituições como a Comissão Europeia (2012) e a OCDE (2017), consideram-no em si mesmo um objetivo educacional. Aliás, é precisamente o restabelecer do bem-estar que permite aos alunos encontrar o equilíbrio entre os desafios e os recursos físicos, psicológicos e sociais (Dodge et al., 2012).
Num estudo recente da Universidade do Algarve (Vieira et al., 2020), mostra que a Meditação Transcendental tem um impacto positivo na promoção do bem-estar, na redução da ansiedade e do stress e no aumento da resiliência e de outros recursos para lidar com as dificuldades do quotidiano.
Entre professores e assistentes operacionais, além dos benefícios anteriormente mencionados, acresce a satisfação com a vida e com o trabalho, a motivação intrínseca, os afetos positivos e a realização pessoal.
No que respeita aos alunos, verifica-se redução da hiperatividade, de sintomas emocionais, problemas de conduta e de dificuldades no geral.
Os professores do agrupamento descrevem os alunos que aplicam regularmente a técnica da Meditação Transcendental como sendo mais felizes e possuindo maior maturidade, respeito pelo próximo, responsabilidade e um conjunto vasto de competências e valores fundamentais para o seu sucesso escolar e na vida em sociedade, conforme objetivo do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória do Ministério da Educação.
Com o apoio da Sites Sem Espinhas