Durante o mês de março, o tema desenvolvido, com as turmas do 4º ano, 5º e 6º anos, no projeto “Aprendo a ser feliz”, foi a “empatia”, tendo como finalidade sensibilizar para a importância de sermos mais empáticos no nosso dia a dia, valorizar atitudes de convivência e de respeito e contribuir para que os alunos aprendam a comprometer-se com o seu crescimento pessoal e a serem mais felizes. Nos dias 20 e 27 de março, os alunos do 4º ano trabalharam este tema na Biblioteca Escolar e as turmas do 2º ciclo nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento.
A partir da visualização de alguns vídeos sobre o tema, os alunos foram convidados a refletir, oralmente e por escrito, sobre algumas questões: i) como nos sentimos quando as pessoas são indiferentes connosco?; ii) o que é ser empático?; iii) porque é importante desenvolvermos a empatia?;iv) como podemos desenvolver a empatia no nosso quotidiano?
Depois, em grupos de trabalho, os alunos realizaram algumas dinâmicas: uma receita para brincar à empatia, onde expressaram algumas emoções que sentem em determinadas situações que podem ocorrer em casa ou na escola. De seguida, os alunos foram desafiados a criar a receita da empatia que pode mudar o mundo, com os melhores ingredientes.
Por fim, foram convidados a concretizar, até ao final do ano letivo, 10 pequenas ações para promover a empatia, como por exemplo: fazer elogios; oferecer-se para ajudar um amigo; falar com um colega com quem nunca falou ou com quem fala menos; dar abraços; ajudar um colega a fazer os trabalhos de casa ou uma tarefa na sala de aula, ouvir atentamente o que um amigo lhe conta, entre outras. Por fim, as turmas foram desafiadas pela Coordenadora do Projeto a construir o caderno das boas ações empáticas.
Partilhamos convosco alguns dos momentos empáticos, através do vídeo abaixo onde podem ver e sentir os resultados das atividades que vivenciamos, com as turmas do 4º ano, que nos encheram o coração e que nos proporcionaram aprender a estar em conexão com o outro.