Praça Dr. Alberto Iria 8700-312 Olhão

alberto.iria@gmail.com

A criar empatia …….no Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria!

No passado dia 26 de junho, quarta-feira, a equipa UBUNTU do Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria dinamizou uma sessão de sensibilização dirigida aos assistentes operacionais da escola sede e da secretaria. Esta iniciativa insere-se no tema aglutinador do agrupamento para o presente ano letivo: “Crescer com empatia, prosperar com conhecimento” e é um reflexo do compromisso do Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria com a formação contínua e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus colaboradores, promovendo valores que se alinham com a visão de uma educação inclusiva e de qualidade para todos.

Durante a sessão, foram apresentados os princípios orientadores da filosofia UBUNTU, que se fundamenta no desenvolvimento de cinco competências centrais cruciais para o crescimento humano e para a promoção de um ambiente escolar mais saudável e inclusivo. Estas competências são:

1. **Autoconhecimento**: Entender e reconhecer as próprias emoções, forças e limitações.
2. **Autoconfiança**: Acreditar nas próprias capacidades e valor.
3. **Resiliência**: Desenvolver a capacidade de superar dificuldades e adversidades.
4. **Empatia**: Compreender e partilhar os sentimentos dos outros.

A filosofia UBUNTU visa, assim, fomentar um ambiente escolar onde o respeito mútuo e a colaboração sejam a norma, contribuindo para o combate ao bullying e ao insucesso escolar. A sessão destacou a importância de cada uma destas competências e como elas se interligam para criar uma comunidade escolar mais forte, mais unida e mais empática.

Os assistentes operacionais participantes mostraram-se muito receptivos e interessados nas atividades e dinâmicas vividas, reconhecendo a relevância da empatia e do conhecimento mútuo no seu dia-a-dia profissional.
A equipa UBUNTU sublinhou a importância do papel dos assistentes operacionais como agentes ativos na promoção de um ambiente educativo positivo e acolhedor e acredita que hoje se deram pequenos passos na construção de uma escola mais empática.

A sessão culminou com um almoço partilhado que contou com a participação de todos os intervenientes, incluindo a diretora do Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria, Arlinda Figueira. Este momento de convívio permitiu fortalecer os laços entre os membros da comunidade escolar, promovendo um espírito de camaradagem e união.