O projeto “Aprendo a ser feliz” está de volta para um ano de atividades fantásticas.
Na primeira semana de aulas, as turmas do 5.º ano realizaram o projeto interdisciplinar “À descoberta de si mesmo e dos outros”, com o propósito de assegurar o bem-estar emocional no regresso à escola dos alunos e de estimular o seu desenvolvimento pessoal e social.
A coordenadora do Projeto “Aprendo a ser feliz” apresentou um conjunto de atividades pedagógicas de acolhimento para a primeira semana de aulas, para desenvolver na semana de 11 a 15 de setembro. As atividades desenvolvidas nos domínios de Autonomia Curricular em DAC tiveram por base as Aprendizagens Essenciais de cada uma das disciplinas e as orientações da Educação para a Cidadania, no âmbito do domínio Direitos Humanos e Saúde, com vista ao desenvolvimento das seguintes áreas de competências e valores do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: Bem estar, Saúde e Ambiente, Raciocínio e Resolução de Problemas, Informação e comunicação, Pensamento crítico e pensamento criativo, Saber científico, técnico e tecnológico, e como valores: Cidadania e participação, Excelência e exigência e Curiosidade, reflexão e inovação.
De entre as várias atividades pedagógicas realizadas, em articulação com os professores do Conselho de Turma, podemos destacar algumas delas que ilustram a essência deste projeto, nomeadamente: i) Bingo Humano; ii) Explorando-me a mim mesmo; iii) As coisas que compartilhamos; iv) Visualização de alguns vídeos: “Identidade: “Quem sou eu?”, “Lambs: somos iguais e diferentes”, “O porco espinho” e a curta-metragem “Cuerdas”, para cultivar os valores: amizade, o amor ao próximo e o respeito pelas diferenças; v)“Quem sou eu? e Como os outros me veem?; vi) Sou Património da Humanidade porque…; vii) Leitura e exploração do conto “A nossa diferença fortalece-nos!”; viii) Vamos fazer um Kolam? e ix) a Comemoração do Dia Mundial Dia Mundial da Paz e da Gratidão, no dia 21 de setembro.
As histórias de aprendizagem resultantes da aplicação prática das atividades propostas, numa das turmas que vivenciou o projeto (turma 5º A), encontram-se espelhadas no vídeo a seguir: