Brincar a Tempo Inteiro – Nova organização de AEC, CAF e AAAF – Ano letivo 2024/2025
Home » Brincar a Tempo Inteiro – Nova organização de AEC, CAF e AAAF – Ano letivo 2024/2025
Brincar a Tempo Inteiro – Nova organização de AEC, CAF e AAAF – Ano letivo 2024/2025
Caro/a encarregado/a de educação,
Atento à evolução do quadro social e familiar do concelho e consciente de que é fundamental e prioritário investir na educação enquanto pilar essencial da sociedade, o município de Olhão, em parceria com os agrupamentos escolares e com a Associação Portuguesa para a Inovação e Empreendedorismo Social e Digital (AI9.PT), proporcionará, no próximo ano letivo 2024/2025, uma nova organização das atividades de animação e apoio à família (AAAF) mais adequada às suas necessidades e do/a seu/sua educando/a.
Para além de se pretender envolver as crianças em atividades que promovam o seu desenvolvimento de forma harmoniosa e integral, assegurar-se-á aos pais e encarregados/as de educação uma cobertura mais alargada do horário de funcionamento do estabelecimento de educação e ensino que favoreça a conciliação da atividade profissional com a vida familiar, ou seja entre as 07h30min e as 19 horas.
A comparticipação familiar mensal está fixada nos 60 euros, sendo reduzida para metade para as crianças que usufruam do 2.º escalão do abono de família (Escalão B), para 10 euros para as que usufruam do 1.º escalão do abono de família (Escalão A), incluí, sem qualquer acréscimo, o acompanhamento das crianças nos períodos de interrupção da atividade letiva do Natal, Carnaval e Páscoa e a sua cobrança será da responsabilidade da associação AI9.PT.
Para informação mais detalhada devem ser consultadas as normas de funcionamento, disponíveis na página de Internet olhao.ai9.pt, na qual também terá que efetuar a inscrição do/a seu/sua educando/a.
Família, escola e comunidade educativa, na qual se insere a autarquia, desempenham um papel decisivo no processo de desenvolvimento pessoal e social das crianças devendo proporcionar-lhes todas as condições que lhes permitam adquirir e desenvolver as competências essenciais e aptidões de base. Perante esta nova realidade, colocando o bem-estar das crianças sempre em primeiro lugar, é fundamental que as famílias assumam a sua responsabilidade garantindo que os/as seus/suas educandos/as permaneçam nos estabelecimentos de educação e ensino pelo período de tempo efetivamente necessário. O município assumirá o seu compromisso de ajudar a criar, para cada uma delas, o seu projeto de vida.