No âmbito do Parlamento dos Jovens, o Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria viveu, ao longo do mês de janeiro, vários momentos de grande dinamismo e participação cívica por parte da comunidade escolar.
Na quinta-feira, dia 8 de janeiro, decorreu o primeiro dia das campanhas, marcado por visitas sala a sala a todas as turmas da escola. Durante estas visitas, os elementos das listas candidatas apresentaram e divulgaram as suas propostas e medidas. No dia seguinte, sexta-feira, 9 de janeiro, as campanhas prosseguiram com a dinamização de diversas atividades no átrio dos alunos, organizadas pelas seis listas candidatas.
A segunda-feira, 12 de janeiro, foi dedicada ao dia de reflexão/silêncio, permitindo aos eleitores ponderar as propostas apresentadas. Já na terça-feira, dia 13 de janeiro, realizou-se o dia de eleições, num ambiente de responsabilidade e civismo.
Os resultados apuraram a vitória da Lista F, com 98 votos, seguida da Lista C, com 51 votos. Em terceiro lugar ficou a Lista A, com 48 votos, seguida da Lista E, com 39 votos. A Lista B obteve o quinto lugar, com 37 votos, e a Lista D ficou em sexto lugar, com 7 votos.
Foram eleitos 31 deputados para a Sessão Escolar, que terá lugar no dia 21 de janeiro, na sala 17, pelas 14h30.
Os 31 deputados eleitos são:
Afonso Borges, Ana Gomes, Constança Sousa, Deolinda Carolino, Diogo Barroca, Diogo Lopes, Fabiana Gomes, Inês Melo, Iris Martins, Isaac Carmo, Laura Evaristo, Leonardo Adriano, Leonor Alves, Leonor do Rosário Barão Encarnação, Liz Rocha, Luana Félix, Maria Santos, Mariana Tavares, Mia Salgueiro, Miguel Martins, Neireide Nunes, Nuno Jóia, Rafaela Graça, Rayssa Paiva, Rodrigo Filipe Frota Teixeira, Rodrigo Lopes Melo, Rodrigo Oliveira Rosa, Ruben Guedes, Tomás Coutinha, Tomás Lopes Botelho, Wilson Costa.
Esta iniciativa reforça a importância do Parlamento dos Jovens como espaço privilegiado de aprendizagem da democracia, do diálogo e da participação ativa dos alunos na construção de uma escola mais consciente e interventiva.





