No âmbito do programa Escolas Ubuntu, decorreu, de 19 a 23 de fevereiro, a Semana Ubuntu da Empatia, destinada aos alunos do 2º e 3º ciclos. O objetivo foi manter viva a dinâmica Ubuntu, tanto na escola como na comunidade, e este ano, avançar na construção de uma escola mais empática, alinhada com o tema do Agrupamento: “Crescer com empatia, prosperar com conhecimento”.
As atividades pedagógicas propostas foram desenvolvidas em articulação pelos professores do Conselho de Turma, envolvendo assim toda a escola num projeto interdisciplinar.
Durante a semana, os alunos participaram em diversas atividades, incluindo tertúlias com recurso a materiais audiovisuais e a atividade “Empathy’s Goat”, através da metodologia do world café. Nesta última, os alunos refletiram sobre como podem desenvolver a empatia na sala de aula, na escola (como no refeitório, na sala de convívio, nos espaços exteriores) e fora do ambiente escolar (em casa, na rua, com a família). Posteriormente, foi construído um painel com as partilhas de todas as turmas do 2.º e 3.º ciclos.
Além disso, os alunos foram desafiados a criar empatia na escola durante dois dias, através de desafios expostos pela escola e na Biblioteca Escolar.
No final da semana, os alunos expressaram uma avaliação bastante positiva da Semana da Empatia, através de um questionário do Mentimeter, e partilharam boas práticas empáticas na aula de Cidadania e Desenvolvimento.
Veja como foi vivida a Semana da Empatia no nosso Agrupamento, no vídeo abaixo.