Localização

Praça Dr. Alberto Iria 8700-312 Olhão

Telefone

+351 289 710 670

Email

alberto.iria@agrupalbertoiria.edu.pt

Uma viagem ao mundo das emoções… a crescer no caminho da felicidade!

Uma viagem ao mundo das emoções… a crescer no caminho da felicidade!

Projeto Aprendo a ser feliz

Uma viagem de descoberta ao mundo das Emoções …. A crescer no caminho da Felicidade!

No âmbito do Projeto Aprendo a ser feliz, as turmas do 3.º e do 5.º ano do Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria, no 2º período participaram nas atividades do tema: “Uma viagem ao mundo das emoções”, em parceria com a Biblioteca Escolar e com os beneficiários da Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão (ACASO).

O propósito do desenvolvimento deste tema é promover a Educação para a Cidadania, nas dimensões de Direitos Humanos e Saúde e a área temática Saúde Mental e prevenção da violência, com o subtema: Autoconhecimento Emocional e desenvolvimento da Literacia Emocional, bem como o desenvolvimento das competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).

Nos 1.º e 3.º anos, a introdução/motivação ao tema foi realizada pela Coordenadora do Projeto em articulação com os professores titulares de turma e no 5.º ano foi realizada por cada Diretor de Turma do 5º ano, com recurso aos materiais disponibilizados, através da aplicação Classroom, pela Coordenadora do Projeto.

Neste 1.º momento, os alunos exploraram partes do filme “Divertidamente” e refletiram sobre as personagens associadas às emoções e foram ainda estimulados a prestar atenção ao que estavam a sentir nesse instante, bem como a representar as suas emoções através de expressões corporais e faciais e a pensar como se sentem em algumas situações propostas pelo professor.

 

 

“Livros comVida: contos com valores e emoções!

Os alunos do 1.º e 2.º anos foram convidados a embarcar numa viagem até às suas emoções, a partir do conto: “O monstro das emoções” de Anna Llenas. Por sua vez, os alunos do 3.º e 5.º anos conheceram o conto “O novelo das emoções”, de Elizabete Neves.

A partir da leitura dos contos, os alunos foram desafiados a refletir em conjunto com a Coordenadora do Projeto sobre o que são as emoções, para que servem e por que razão é importante estudá-las.

Além disso, formaram grupos de trabalho para realizarem uma pesquisa orientada sobre uma das emoções: a raiva, a alegria, o medo e a tristeza. O resultado da sua pesquisa foi apresentado, através de um cartaz informativo construído por cada grupo.

Nas turmas do 3.º e 5º anos, a apresentação do póster construído por cada grupo aos restantes colegas foi através da metodologia Gallery Walk.

 

 

 

 

A arte como expressão emocional

No contexto do Plano Nacional das Artes e do respetivo Projeto Cultural de Escola, os alunos do 5.º ano foram incentivados a expressar as suas emoções com a Arte, para fortalecer a sua imaginação criativa, nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

Na turma do 1.º ano, com a ajuda da professora Cátia Viegas, foi elaborado um cartaz informativo onde a docente realizou várias ilustrações representativas das emoções estudadas no Conto “O monstro das cores”.

 

 

 

 

 

 

 

Exposição “EmocionARTE”… escuta-se, vê-se e sente-se muito!

Os trabalhos resultantes deste tema do Projeto integraram a exposição “EmocionARTE” que foi apresentada à comunidade educativa, na Semana dos Projetos.

As turmas do 1.º e 2º ciclo, os seus padrinhos e madrinhas (Turma 8.º B) e os seus Encarregados de Educação foram convidados a assistir à apresentação dos trabalhos de grupo da turma do 5.º A sobre as emoções estudadas.

Partilhamos convosco os momentos de aprendizagens e de afetos…

 

“E depois da viagem… em quem nos tornámos?”

Os alunos participaram entusiasticamente no projeto, tendo este possibilitado claramente uma maior consciência sobre as emoções.

O desenvolvimento das atividades e dinâmicas práticas e das partilhas de todos contribuíram, sem dúvida, para a promoção de competências socioemocionais, ajudando os alunos a tornarem-se emocionalmente mais saudáveis!

Todos os adultos envolvidos foram peças necessárias e fizeram a diferença neste projeto, tendo contribuído singularmente para uma escola mais feliz, o que nos recorda que, de facto, “Sozinhos vamos mais rápido. Juntos vamos mais longe.” e que “É tão importante crescer com emoções como crescer em tamanho.”

Juntos, vamos construir uma escola mais feliz!!!